Trevo Roxo (Oxalis regnellii atropurpurea)
Flores

Trevo Roxo (Oxalis regnellii atropurpurea)

Depois que conheci os trevos, quando plantei os bulbos do kit que comprei em Holambra, fiquei apaixonada por eles e numa troca com uma leitora do blog, a Adriana, eu recebi um bulbo de trevo roxo. Eu esperava muito desse trevo, porque amo tudo que é roxo, e ele não me decepcionou, é maravilhoso!

Plantio

O bulbo já veio com uma folhinha e o desenvolvimento após o plantio foi bem rápido. Em pouco tempo começaram a nascer novas folhas e logo vieram as primeiras flores.

Plantei o bulbo no substrato cobrindo-o inteiro, deixando apenas a folha exposta a partir da base. Para o plantio usei uma mistura de substrato e húmus de minhoca em partes iguais.

Sol

Algo que pude notar é que os trevos roxos (Oxalis regnellii atropurpurea) se adaptaram bem melhor ao escritório, onde há apenas muita luz indireta, do que os trevos do kit (Oxalis tetraphylla). As folhas não ficaram compridas demais, abriram rápido e a planta de uma maneira geral é mais compacta.

Depois de se desenvolver um pouco mais ele foi para a varanda e cresceu lindamente pegando sol da manhã. Foi nítida a evolução da planta ao pegar sol direto, mesmo que por poucas horas.

Apesar de recomendar que eles sejam mantidos no sol da manhã, o sol de locais muito quentes pode ser demais para eles, mesmo nas primeiras horas do dia, então sugiro cautela. Sol forte demais não é o ideal para esse trevo. É necessário avaliar e fazer testes para ver como a planta se adapta. Na dúvida um local sem sol direto, mas com muita luz indireta e bem claro é suficiente para que a planta se desenvolva bem.

 

tv_roxo_10 (1)
Meu lindo trevo

Rega

Assim como o oxalis tetraphylla, esse também adora umidade, mas sem excesso. Substrato encharcado pode resultar no apodrecimento do bulbo e isso significa perder a planta, sem chances de recuperação.

A regra é manter o substrato levemente úmido. Vasos auto-irrigáveis são uma ótima opção para manter a umidade adequada e controlada, sem exageros.

Adubo

Os trevos não precisam de muito adubo para prosperar, mas claro que faz toda a diferença fornecer uma boa dose de nutrientes. Uso o adubo líquido na rega uma vez por semana e também borrifo uma vez por semana o adubo líquido por toda a planta.

tv_roxo_11 (1)
Observem as marcas de dentadas nas folhas… são obra do Diego, meu gato, que adora meus trevos quase tanto quanto eu

Dormência

Esse meu trevo roxo não entra em dormência como o de 4 folhas. No inverno ele estagna, reduz drasticamente o ritmo de crescimento, que torna-se quase nulo, mas não seca.

Na primavera e no verão o trevo roxo floresce muito, um pendão de flores atrás do outro. A planta fica linda!

Sempre que um grupo de flores seca eu corto e esfrego bem as flores secas sobre o substrato do próprio vasinho. Depois coloco o pendão seco cortado no vaso. Fiz isso desde o princípio e uma vez apareceu uma muda.

Tv_roxo_muda (1)
A mudinha super fofa que eu perdi : (

Quase tive um surto de tanta felicidade, mas perdi a mudinha por tombamento depois, aí quase tive um surto de tanta tristeza. Mesmo assim insisto e quem sabe um dia aparece outra mudinha de trevo.

23 respostas para “Trevo Roxo (Oxalis regnellii atropurpurea)”

  1. Querida Bruna, boa tarde.
    Sou um jardineiro iniciante e tudo começou com o teu site. Vi certa vez na internet e adorei. Recentemente ganhei uma masseira de pedreiro, de um amigo, e gostaria de colocar algumas plantas como : Salsa, Cebolinha, Coentro, Cheiro verde, Cenoura e Beterraba tudo no mesmo local. Tem alguma problema? Tenho um vaso que o gato urinou. Posso reaproveitar esta terra, ou devo jogar fora?
    Desde já fico agradecido e abraços floridos.

    1. Fico muito feliz de saber que o blog te incentivou : ).
      Se você limpar bem essa masseira acredito que não terá problema algum. Só precisará tomar cuidado com regas se não tiver como fazer furos de drenagem.
      Quanto ao vaso jogue tudo fora e replante a muda. A urina pode matar a planta.
      Abraços Floridos

  2. Olá! Eu ganhei um vaso de trevo roxo do meu avô quando eu era pequena, até hoje ele vive. De vez em quando, ele entra em dormência, mas depois ele floresce de novo. Sua mudinha vai aparecer! Toda vez que eu corto as folhinhas secas do meu trevo, elas caem no chão do meu quintal. Eu sempre deixo cair, nunca tiro. Alguns dias depois, meu quintal está cheio de trevo roxo, mas infelizmente tenho que arrancar porque cresce muito mato e ele não sobreviveria. Então, antes de ficarem muito grandes, eu tiro do meu quintal e coloco em uma área segura e cuido. Mas como posso fazer uma muda de trevo roxo?

    1. Ceci você pode tentar deixar pelo menos algumas mudinhas de trevo crescerem para depois replantar ou separar algum bulbo. Os trevos produzem bulbos ao redor do principal, mas isso ocorre muito mais com o verde, o roxo produz menos.
      Abraços Floridos

    1. Alessandro o trevo forma bulbos, você pode tentar pegar um dos bulbos formados e plantar em um vaso separado, basta verificar o substrato ao redor do bulbo principal. : )
      Abraços Floridos

  3. No jardim do condomínio encontro 3 tipos de trevo: roxo, verde e verde com roxo
    Notei que os trevos roxos se encontram de baixo de arbustos, preferencialmente em sombras, enquanto os verdes são mais expostos a luz.
    Suspeito que a coloração roxa seja um genes recessivo, pois os que apresentam folhas verdes com roxas se encontram na mesmas regiões. Eles tem características comuns, como essas raízes de batatinhas que não aparecem nos verdes. porém , meus roxos tem diferenças com os das fotos; tem folhas mais arredondadas, menores, semelhantes aos verdes tradicionais. Acredito ser um híbrido, ou uma variação da espécie tradicional.
    Estou fazendo um procedimento: preparei vasos com uma muda de trevo roxo com o trevo roxo e verde. Um foi colocado no Sol e o outro numa região com mais sombra. Espero pelo surgimento das flores para ver se reproduzirão entre si, caso ocorra, saberei que são da mesma espécie. Um fato bem curioso, é que o trevo roxo exposto a mais luz começou a esverdear.
    Obg pelas informações passadas por vcs, estão sendo importantes para minhas observações.

    1. Depois me conte se deu certo a polinização cruzada entre os trevos. Será uma experiência interessante!
      Abraços Floridos

    2. Quando ganhei meu trevo, ele era de coloração verde e com flores rosas. Depois, ele entrou em dormência e ao voltar a florir, ele estava verde com roxo e com as flores brancas.

  4. Olá, no meu jardim nasceu sozinha uma muda e em menos de 2 meses se desenvolveu e agora está florindo, em pleno inverno… São tão lindinhos! <3 Mas um detalhe: as folhas são mescladas de verde claro e verde escuro, e os talos são roxos. Será que é outra espécie, ou pode ter sofrido alteração na coloração por conta dos nutrientes da terra? Abraço!

    1. Adriana acredito que seja outra espécie. O trevo roxo tem variações de roxo e lilás apenas nas folhas.
      Abraços Floridos

  5. Olá pessoal! Este trevo é maravilhoso e de fácil cultivo! A muda pode ser obtido de uma forma muito simples. A planta é cheia de “batatinhas” e para obter uma muda, vasta cortar ela em vários pedaços, a quantidade de vezes que for cortada é a quantidade de mudas que você irá obter

    1. Ótima dica Cristiana! Nunca pensei em cortar a batata em vários pedaços. Mas o ideal com certeza é fazer isso na época do inverno. Agora o meu está lindo e cheio de flores. : )
      Abraços Floridos

  6. Oi marina , estou a anos procurando mudas de trevo roxo e não consigo, voce pode me mandar , irei ficar eternamente agradecida pois varias pessoas me pediram mudas de outras plantas enviei e nunca recebi as sementes de trevo , fico triste pois crio uma espectativa e não recebo nada , entre em contato [email protected] obrigada.

  7. esse trevo se multiplica por sementes?
    onde encontro sementes ou bulbo dele? procurei em algumas floriculturas em Campinas e não achei!!

    1. Rodrigo eu recebi um bulbo dele, mas já vi sementes no meu, porém não consegui mudas. Esse trevo roxo realmente é difícil de achar, mas veja no mural do blog, recentemente alguém publicou que tinha disponível para troca.
      Abraços Floridos

    1. Acho que se adaptaria sim, sem problemas, eu só não os deixaria no sol pleno, sempre sol da manhã que é mais fraco ou talvez apenas meia sombra, mas precisaria observar a planta em cada situação.
      Abraços Floridos

  8. Que lindo, eu tbm gosto muito de roxo. Eu tenho plantado em casa mas está fora. Vou mudar para um local mais protegido. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *