Por que as flores de pimenta caem?
Pragas e Doenças

Por que as flores de pimenta caem?

Eu recebo muitos e-mails com dúvidas sobre a queda das flores da pimenta e posso dizer que algumas vezes eu mesma já tive esse problema. Apesar de no meu caso não ser algo frequente e quando ocorre normalmente já sei o que é, como era uma queixa comum dos leitores decidi pesquisar mais sobre isso para encontrar respostas e testei algumas teorias com as minhas próprias plantas para escrever um post que pudesse ajudar quem sofre com esse problema.

Nesse post vou falar apenas das causas para o fruto não se formar, se a planta sequer dá flores ou floresce pouco os problemas são outros e nesse caso o post Pimentas vai ajudar.

Vou listar aqui todas as possíveis causas, então deve-se considerar cada uma delas e observar a planta.

Planta Muito Jovem

É comum que as primeiras flores da planta não vinguem. Nem sempre ocorre, mas é uma possibilidade.

Pimenta Sweet Peackle

Independente disso eu sugiro que se observe as demais causas, porque mesmo que a primeira floração não gere frutos, podem haver outros problemas.

Pragas

O problema mais óbvio é esse. Na verdade elas mal florescem quando têm pragas, mas se florescem os frutos não se formam ou se formam defeituosos, com tamanho reduzido e às vezes caem ainda pequenos.

É importante sempre observar a planta para verificar se não há pragas, especialmente cochonilhas, pulgões, moscas brancas, ácaros por baixo das folhas, etc.

Encontrando pragas, trate-as. Há inúmeros posts no blog explicando como combater cada uma. Pesquise pelo nome e todos os posts relacionados vão aparecer ou veja a categoria Pragas e Doenças.

Início de Ataque de Ácaros

Eu já falei sobre as pragas, mas essa merece atenção especial porque começa bem discreta e acabamos não percebendo que ela já está causando danos.

Bonchi de Pimenta Variegata

Às vezes as flores estão caindo sem formar frutos e não há pragas aparentes. Por mais que se observe não se vê sinais e não há nenhuma outra causa. Mas é fácil perceber se é o início de um ataque de ácaros, basta observar se as folhas estão nascendo mais estreitas e com as bordas levemente onduladas, ainda que não estejam deformadas por completo. Além disso alguns botões ficam marrons ou amarelam e caem antes mesmo de crescerem e das flores abrirem. Se for o caso deve-se usar enxofre e, como sempre, observar.

Polinização

Outra causa comum é a falta de polinização das flores, especialmente para jardineiros que moram em apartamento. Eu costumo polinizar manualmente minhas flores de pimentas e tomates todos os dias e sempre tenho frutos.

Bonchi de Pimenta Sweet Banana

Já existe no blog um post detalhado sobre a polinização das pimenteiras e sugiro que alguma das técnicas mostradas no post seja usada, sempre observando a planta para verificar se os frutos vão se formar. Pode ser que nem todas as flores polinizadas gerem frutos, mas se for esse o problema deve haver uma melhora considerável, se não houver as outras possibilidades devem ser verificadas.

Temperatura

A temperatura é um aspecto de extrema relevância para a formação dos frutos das pimenteiras e elas são bastante sensíveis em relação a isso.

Para que a pimenteira floresça e frutifique a temperatura deve estar acima dos 24 graus e abaixo dos 35. Sim, o calor excessivo também prejudica a frutificação.

Pimenta Jalapeno Purple

A questão é que a temperatura acaba sendo um fator que se considera por exclusão dos demais, exceto se estiver realmente muito quente ou muito frio e nenhum outro problema seja evidente.

Se a planta não tem pragas, já está desenvolvida e a polinização está sendo feita, a temperatura acaba sendo a resposta plausível para o problema e infelizmente não há muito que se possa fazer.

Se a temperatura estiver muito alta não vejo soluções. Se a temperatura estiver baixa simplesmente deixar a planta dentro de casa em local ensolarado, se houver sol, pode ajudar ou colocar em uma estufa.

Variações muito grandes de temperatura também afetam a frutificação. Dias quentes e noite muito frias também são um problema e nesse caso a melhor solução seria uma estufa ou simplesmente esperar uma estação mais quente com a temperatura estável quando a planta volta a frutificar normalmente.

Deficiências de Cálcio e Magnésio

A deficiência desses nutrientes costuma ser muito evidente. No caso do magnésio por evidente leia-se folhas amarelando e os veios verdes bem nítidos. No caso do cálcio fica evidente principalmente se o fruto chega a se formar, mas fica com a ponta escurecida e cai ainda pequeno.

Pimenta da Neyde (Capsicum chinense)
Pimenta da Neyde (Capsicum chinense)

Nem sempre as deficiências de cálcio e magnésio são evidentes a princípio então o ideal é já antecipar esse problema e usar o leite uma vez por semana como adubo foliar e acrescentar o sulfato de magnésio no borrifador. Essa não é só uma questão de tratar a queda das flores sem formar frutos, mas sim de contribuir para a saúde da planta de uma maneira geral.

Eu já uso o leite há algum tempo e ele realmente faz diferença deixando as plantas mais bonitas, mas o sulfato de magnésio passei a usar com mais frequência agora para testar se também vai fazer uma boa diferença no cultivo.

Excesso de Nitrogênio

Outra possível causa é o excesso de nitrogênio que pode fazer com que as flores não formem frutos. Isso ocorre normalmente quando se acaba de fazer uma adubação rica em nitrogênio e nesse caso as flores que se formam em seguida não vingam. É mais comum que ocorra após adubações químicas.

21 respostas para “Por que as flores de pimenta caem?”

  1. Bom dia. Pode ser algum inseto voador noturno. Algum tipo de gafanhoto (grilo). A melhor forma para identificar o causador do problema é procura-lo no turno em que ele está em atividade. Vai acha-lo… Fique na Paz.

  2. Bruna, em um momento de seu post vc falou sobre um “leite” para tratar a deficiência de cálcio e magnésio. Que tipo de leite vc se referiu? E como eu poderia usa-lo em minhas plantinhas? Quantidade, diluição,… Obrigado… Estou gostando muito de ler seus posts… Abençoado dia para todos nós.

    1. Gilson seria o leite de vaca. Aliás eu deveria ter colocado o link nesse post para o outro que explica em detalhes e agora por causa do seu comentário percebi que não coloquei. Graças ao seu comentário eu vou corrigir isso e te recomendo a leitura dos posts Fungos e Fungicida Natural para Tomateiros, neles você encontrará todas as explicações, mas caso tenha qualquer dúvida me avise e vou esclarecer : )
      Abraços Floridos

    2. o melhor leite é o cru, pois ele tem varias enzimas que ajuda muito as plantas e evitam varios tipos de pragas, mas se nao tiver acesso ao leite cru, prefira o pasteurizado o de caixa tem citrato de sodio que nao ajuda muito a planta. coloque também casca de ovo triturada ajuda bastanta para abaixar a acidez do solo.

    1. Não Nadir, o fato de não ter produzido pode estar relacionado a muitos fatores, mas as pimenteiras têm flores com partes macho e fêmea na mesma flor.
      Abraços Floridos

      1. Marcos isso pode ter acontecido por algumas causas, como fungos por exemplo, ou alguma praga que ataque os frutos.
        Abraços Floridos

    1. Muitos reclamam como adubar,,,,,,,,,,porque que folhas e frutos caem , Minhas plantacoes nao acontecem nada disso, da uma visitinha nas matas do nosso Brasil, vc ja viu alguem adubar ou por calcario ou outro adubo nas matas, jamais isso acontece, POIS BEM ! dentro das matas tem cada frutinha docinhas deliciosas graudas, da agua na boca, eu costumo passear nas matas e levo minha cestinha e venho lotado de frutas, Entao , folhas pedacos de pau frutas que apodrecem capim que seca, tudo isso e o adubo das nossas matas, Voce viu como a natureza e perfeita ! Entao vai nas matas recolhe tudo que caiu no chao deixa secar bem, coloca dentro de um saco bate ate ficar tudo quase moidinho jogue na terra que vai plantar e aguando bem vc vai colher frutinhas maravilhosas sem gastar um tostao abs e tchau.

  3. Meu pé de pimenta malagueta ta amanhecendo cada dia com menos folhas, da pra ver que tem uma folha ou outra comida caida, mas a maioria dele esta sem as folhas, já olhei e não vi formigas nem lagartas. O que pode ser?

    1. Carla pode ser que sejam lagartas. Elas têm uma camuflagem perfeita! Use algum defensivo com ação repelente como o neem com alho curtido no álcool e olhe toda a planta para retirar as lagartas que encontrar. Pode ser que não sejam lagartas, mas pelo sintoma que você relata é provável. Se preferir me mande fotos e tento identificar.
      Abraços Floridos

  4. Bruna, tenho alguns pés de pimenta no quintal. Os mais desenvolvidos são os de pimenta dedo de moça que foram os primeiros que plantei. Tem um bem grandinho (uns 60cm de altura) e todo florido, outros um pouco menores sendo que um também florido.

    Tenho polinizado manualmente e acho que tem umas frutinhas surgindo 🙂

    Mas estou preocupada porque um pezinho sumiu de um dia para o outro, restou só um toquinho do caule com uma única folha. Não ficaram folhas caídas na terra então suponho que ele tenha sido devorado por algum bichinho. Não encontrei nada além de formigas andando neles e não sei identificar se esse tipo de formiga é cortadeira ou não, é bem pequena, me parece formiga comum.

    Enfim, meu receio é que os outros que já estão até floridos sejam devorados também. Curioso que tenho couve manteiga exatamente ao lado e ela não foi comida. Seja o que for, tem paladar apurado e preferência por pimentas rs

    Passei a aplicar o super combo defensivo que vi aqui no blog, nenhum pé foi devorado depois disso mas ainda vejo folhas “comidas”.

    Supondo que seja formiga mesmo, o defensivo resolveria? E o que mais poderia dar conta de uma pimenteira de um dia para o outro?

    Obrigada!

    1. Nossa Patrícia esse devorador de pimentas é voraz, rs. De um dia para o outro é muito rápido e imagino que seja algo que ataca em bando, um bicho não creio que causaria tanto dano. Para afastar pragas desse tipo veja o post Cartilha de Defensivos Naturais. Lá você encontrar várias receitas que são repelentes.
      Abraços Floridos

      1. Patricia pode ser lesmas ..aqui nas minhas pimesnteiras aconteceu assim ai descobri que foi lesmas..

    2. Boa tarde! Veja se não tem tatuzinho na terra. Eles devora a pimenteira, inclusive a raiz. É um bichinho cinza que parece uma carapaça de tatu. Boa sorte!

      1. Lígia os tatuzinhos costumam ser inofensivos para as plantas. Só prejudicam as existem em quantidade muito grande. : )
        Abraços Floridos

  5. Você tem algum cuidado especial quanto à falta de boro?
    Já li em vários locais que essa carência leva a queda de flores mas só encontrei soluções químicas, queria saber se existe alguma forma mais natural de contornar o problema.

    1. Patrícia não tenho nenhum cuidado específico com o boro, mas antes de me preocupar com ele eu pensaria em todas as outras opções que mencionei no post, exceto se você já sabe que é mesmo deficiência de boro por alguma análise do solo. De qualquer forma infelizmente eu não sei dizer o que poderia ser usado.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *