Mini Berinjela
Legumes e Verduras

Mini Berinjela

Eu sou do tipo que gosta de novidades e coisas diferentes, especialmente se for mini, então quando vi essa mini berinjela não resisti.

Mini Berinjela

Provavelmente o fato de eu gostar de coisas mini está relacionado ao cultivo em vasos e à completa falta de espaço que reina na minha vida. Mas mesmo para quem não tem um apreço especial por plantas pequenas essa mini berinjela é uma ótima opção para vasos já que é bem menor do que a variedade tradicional.

Plantio

As sementes que adquiri são da linha gourmet da Topseed. Plantei 3 sementes e todas germinaram. A germinação foi relativamente rápida, ocorreu 8 dias após o plantio.

Germinei as sementes no paninho multiuso e depois transferi para o vaso usando apenas uma mistura em partes iguais de substrato pronto e húmus de minhoca.

O crescimento das mudas não foi tão rápido assim inicialmente, mas elas também não estavam em local adequado. O vaso não era grande o suficiente e não havia tanto sol onde elas estavam plantadas. Então com pouco espaço e apenas com sol da manhã era de se esperar que o crescimento fosse abaixo do normal.

Sol e Rega

Quando as minhas mudas já estavam bem crescidas, vagou um dos meus vasos maiores que pegava muito sol (vida de jardineira de apartamento é difícil), então as plantei nele. Com a mudança de vaso e a maior incidência de sol a evolução da planta foi nitidamente maior e mais rápida. Ela cresceu bastante, as folhas foram ficando maiores e mais largas e logo vieram os primeiros botões. Ficou clara a preferência dessa variedade por sol pleno. Então é o que recomendo para o cultivo.

Mini Berinjela

Os primeiros frutos demoraram um pouco a aparecer. As primeiras flores caíram, mas depois de algumas perdas finalmente as mini berinjelas começaram a se formar.

Desde o início mantive sempre o substrato levemente úmido, jamais encharcado, mas sem deixar secar demais entre regas.

Adubo

Inicialmente, quando plantei as sementes germinadas, usei apenas substrato pronto e húmus de minhoca na mesma proporção.

Ao passar as mudas para um vaso maior, onde ficariam definitivamente, acrescentei esterco bovino e adubo à base de algas ao substrato e ao húmus.

Ao longo de todo o desenvolvimento das mudas usei o leite, borrifando as plantas uma vez por semana, e usava também o adubo líquido nas regas uma vez por semana. Frutíferas que ficam em vasos precisam de uma boa rotina de adubos.

Mini Berinjela

Pragas

As minhas mudas tiveram três problemas: pulgões, cochonilhas e fungos.

Os pulgões e cochonilhas vieram numa época que teve infestação na minha varanda entre primavera e verão, mas isso é comum, todos os anos costuma ocorrer, e o controle não foi difícil. Usei o combo super top plus defensivos sem o fumo, que não pode ser usado na berinjela, e com o álcool.

Além de não ter havido tanta dificuldade no controle, a planta resistiu muito bem às infestações e não se mostrou debilitada apesar das pragas.

Mini Berinjela
Percebe-se alguns pontos brancos nas folhas causados por fungos

Os sintomas de fungos provavelmente apareceram por um certo excesso de rega, mas também foram facilmente controlados e com as regas mais reguladas não voltaram a aparecer.

De uma maneira geral essa mini berinjela se mostrou uma planta resistente e de fácil cultivo. Recomendo para quem tem pouco espaço e especialmente para o cultivo em vasos.

10 respostas para “Mini Berinjela”

  1. Boa Noite!
    Bruna com tanta inspiração vinda de seu post, tive que comprar essas sementes, estou muito ansiosa para chegarem logo e eu poder colocar elas para germinar.
    Obrigado por tanto nos inspirar
    Abraços

    1. Fico muito feliz de saber Angélica! : ) Espero que você consiga uma ótima colheita por aí : )
      Abraços Floridos

  2. Aí minha amiga Bruninha das Pimentas,
    Nunca tinha ouvido falar de mini beringelas. Já vou correr atrás e iniciar uma “horta” com elas. Uma dica sobre solo e umidade média, sem encharcamento (vale para as beringelas grandes e vale pra mini, como também para o rabanete do outro post) é usar como substrato a mistura de argila leve (25%) , areia (25%) e composto orgânico de alta qualidade (sem ovos de caramujos e outras pragas). Melhor comprar diretamente de bons pequenos produtores do que das lojas que só vendem composto contaminado. Regar moderadamente, no máximo 10% do volume do vaso em água de cada vez (Ex. vaso de 5 litros/regar com 0,5 litro) e usar uma paleta de papelão absorvente como indicador. Enterre na beira do vaso; de vez em quando toque no papelão, quando o papelão secar regue de novo. Igualmente, depois que comecei a usar pulverização constante de EM (microorganismos eficientes) praticamente fiquei livre do ataque de pragas e doenças. Leia mais em Como preparar ME – Microorganismos Eficazes (http://tinyurl.com/lkqj7qo) Os EM transformam as plantinhas em Rambos. Um abração.

    1. Yucatan que dicas maravilhosas! Muito obrigada : ) Só vai ficar impossível pra mim fabricar algo com EM porque não há matas virgens próximas de onde moro. Mas vou pesquisar mais sobre o assunto é e ver se encontro uma alternativa urbana, rs. De qualquer forma a dica é muito valiosa. : )
      Abraços Floridos

      1. Bruna das Pimentas,
        Muitos pequenos produtores que produzem bom composto orgânico tb produzem EM. Veja em feiras de produtos orgânicos. Usualmente eles comercializamo concentrado em pets de 2 litros que é pra diluir 100 vezes, ou seja uma pet dá 200 litros. Pra manter os EM vivos eles precisam se alimentar e respirar e isso se faz colocando mensalmente um pouco (50 g) de rapadura ou açúcar mascavo na garrafa do concentrado. Pronto! Ficam vivos por um ano ou mais.

      2. Yucatan já iniciei uma experiência para ver se consigo produzir em casa. Novamente muito obrigada pela dica. : ). Espero que a experiência dê certo. Oremos, rs.
        Abraços Floridos

  3. ESTÃO LINDAS AS SUAS BERINGELAS.EU CULTIVEI BERINGELAS TAMBEM,MAS FOI DA COMUM.NÃO DEU MAIS DE TRÊS FRUTOS EM CADA PÉ MAS ESTAVAM MUITO BONITOS.ACHO QUE É PORQUE FORAM CULTIVADOS EM VASOS.JA ESTOU PREPARANDO OS VASOS PARA POR TOMATEIROS NOVAMENTE.PARABÉNS P VC.

  4. Bruna, bom dia! Estou tendo um problema com a minha beringela. As folhas estão dando uma mancha marrom no meio, devo arrancar essas folhas? Ela esta crescendo e evoluindo. Essa mancha pode ser um fungo? Como exterminá-lo? Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *