Meu Jardim

Micro Horta

Temos que começar de algum lugar … Eu comecei timidamente minha vida de jardineira de aPERTAmento com uma micro horta que só tinha 3 ervas: orégano, hortelã e erva-doce. Pouco espaço dá nisso…

Micro Horta

Apesar de serem poucas, eram minhas ervas preferidas e aquele pequeno pedacinho de verde em casa foi muito significativo, porque até hoje (percebe-se pela continuidade do blog) meu amor pela jardinagem persiste e só se acentua cada vez mais.

Muitas pessoas começam da mesma forma com uma pequena flor, costuma ser uma violeta ou kalanchoe, ou uma erva, normalmente manjericão ou hortelã, ou aquela pimenteira fofinha que ganhou ou comprou no supermercado e a partir daquela plantinha a vida fica mais verde e aos poucos as plantas invadem a casa.

Existem os casos de loucura controlada, leia-se um pequeno jardim ou uns vasos considerando o espaço disponível, e existem os casos de surto completo, tipo o meu, quando a pessoa começa a colocar planta na parede e no teto quando acaba o espaço do chão.

A questão é que todos temos um começo na jardinagem e ele, em regra, infelizmente é desastroso para as plantas que são cobaias nesse período de experimentação e descoberta. A única coisa que posso recomendar é muita pesquisa, muita leitura de blogs como esse empenhados em ajudar e paciência, porque só com o tempo a prática se aperfeiçoa e ocorrem menos erros e menos perdas.

Para quem está na mesma situação que eu estava quando publiquei esse post pela primeira vez há anos atrás existem tantos posts que eu poderia listar aqui que seria inviável colocar todos, mas recomendo uma busca pelo blog de acordo com o tipo de planta que está sendo cultivada, hortas, pimentas, tomates, etc. Também pode ser feita uma busca por categoria como flores, folhagens, orquídeas , etc.

Independente do tipo de planta considero muito importantes para quem está começando os posts das categorias adubos e fertilizantes e pragas e doenças, que tratam de temas que se aplicam a qualquer planta.

Especialmente para quem está iniciando com o cultivo de hortas em casa recomendo o post Projeto Horta na Varanda. Na verdade esse post é muito útil inclusive para quem quer plantar flores porque trata de todo o planejamento, levando em consideração a incidência de sol, aproveitamento do espaço disponível, etc.

8 respostas para “Micro Horta”

  1. Olá, Bruna!
    Você sabe me dizer o que é e como tratar uns bagacinhos brancos que ficam depositados nas folhas e caule do hortelã miúdo?

  2. Gostei do seu blog! 🙂
    Você planta tudo em vasos? Estou começando a fazer uma hortinha de vasos e ainda tenho muitas dúvidas… Qual seria o tamanho ideal de vaso para um alho?

    1. Olá Lucilia! Sim planto tudo em vaso. Moro em apartamento e infelizmente não tenho outra opção. O vaso para o alho não precisa ser muito grande. Um vaso de tamanho médio, aproximadamente 10L é suficiente.
      Abraços Floridos

    1. Olá Lúcia! Eu comprei vasos de parede mesmo que são retos atras, e coloquei pregos na parede para apoiar os vasos. Se você usar vasos maiores ou mais pesados coloque parafusos.
      Abraços Floridos

  3. Estão muito bonitas e bem-cuidadas. Adoro temperos em casa. Minha sugestão: sálvia. É resistente, perene, e fica bem instalada num vaso como esse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *