Catálogo de Pimentas

 

Eu amo pimentas e já fiz vários posts sobre elas. São plantas bonitas, que dão frutos maravilhosos e possuem uma imensa variedade de espécies e foi essa diversidade que me levou a criar um catálogo para apresentar as principais informações sobre cada variedade que eu já cultivei ou que eu venha a cultivar.

Links Importantes

Há muitos posts sobre pimentas no blog, mas recomendo especialmente os posts Pimentas e Pimentas de Floricultura. Há outros que são importantes e para ver todos eles basta buscar “pimentas” no campo de pesquisa do blog. Além desses que já citei recomendo também os posts Revitalização de PimenteirasÁcaros

Loja de Sementes

Depois da loja Sementes do Jardim ficou mais fácil para qualquer leitor do blog ter também o prazer de cultivar suas próprias variedades exóticas de pimentas. Na loja disponibilizo sementes das variedades que estou cultivando e dou todas as informações sobre elas. Clique AQUI para conhecer a loja e fazer suas compras.

Ardência

As pimentas têm diferentes níveis de ardência. Já falei sobre a tabela scoville no post Pimentas, mas aqui vou colocar uma tabela de ardência bem básica para facilitar a identificação de acordo com o que for colocado na descrição de cada variedade. As pimentas de níveis 0 e 1 não têm ardência, de níveis 2 e 3 são levemente ardidas, de 4 a 7 são de média ardência, de 8 a 10 são de alta ardência e as de nível 10+ são as de ardência muito alta, mais conhecidas como nucleares.

Tabela Ardência de Pimentas
Baixa Ardência

Veja as variedades de pimentas que têm ardência até o nível 3 na escala acima.

Média Ardência

Veja as variedades de pimentas que têm ardência entre 4 e 7 na escala acima. 

Alta Ardência

Veja as variedades de pimentas que têm ardência acima do nível 8 na escala acima. 

Forth Enxofre. Excelente adubo e defensivo contra ácaros para pimentas. Clique na imagem para Comprar na Amazon!

Baixa Ardência

Cambuci

 

Nome: Cambuci ou chapéu de bispo

Espécie: Capsicum baccatum

Origem: Brasil

Ardência: 0

Observações: Também conhecida como chapéu de bispo, essa pimenta não tem ardência alguma, é bem saborosa e pelo seu formato e tamanho é ótima para ser preparada recheada.

A cambuci é bastante sensível e considero essa variedade mais desafiadora do que outras que cultivo. Se toma sol muito forte sente bastante, mas se é regada demais o caule apodrece com facilidade. Também é mais sensível a doenças, especialmente ácaros, e por isso precisa de muita atenção.

Não sugiro o cultivo dessa pimenta para iniciantes, ela é bastante exigente e, como já mencionei, sensível, mas se houver sucesso no cultivo ela produz bastante e tem as belas flores características das capsicum baccatum.

Doce Italiana

 

Nome: Doce Italiana

Espécie: Capsicum annuum

Origem: Itália

Ardência: 0

Observações: Essa pimenta é deliciosa e de todas as de baixa ardência que eu já provei, essa foi a minha preferida. Normalmente é consumida ainda verde e não tem ardência nenhuma.

Não é uma planta difícil de ser cultivada, mas a perdi para os ácaros numa época de trevas aqui na minha varada e agora estou cultivando novamente com muito sucesso. Essa variedade cresce bastante, as minhas mudas têm quase um metro de altura então o ideal é ter espaço para ela e pelo menos um vaso médio, mas largo.

Doce Mira

 

Nome: Doce Mira

Espécie: Capsicum annum

Origem: Leste europeu

Ardência: 0

Observações: Recebi essa espécie numa troca que fiz com a Kasia do blog Jardim Viajante. Plantei três mudas em um vaso grande na varanda e todas deram frutos. É incrível como a planta fica pequena e compacta, mas dá frutos enormes. A última pimenta que colhi era imensa. Pena que perdi as mudas depois que pararam de se desenvolver. Ainda fiz uma poda para tentar revitalizar as plantas, mas não adiantou.

Os frutos são muito saborosos e não tem ardência nenhuma. O sabor é semelhante a de um pimentão, mas bem menos ácido. Comi o fruto sem estar completamente maduro porque estava louca pra provar e a criatura estava pesando horrores na pobre plantinha. As folhas são grandes e verde escuras. As flores são bem grandes e de um branco perfeito como é típico das capsicum annum.

Fish Pepper

 

Nome: Fish Pepper

Espécie: Capsicum annum

Origem: EUA

Ardência: 3

Observações: A fish pepper é uma pimenta variegata, linda e muito exótica. Os frutos da fish pepper são um espetáculo à parte. São alongados e também variegatos com listras e manchas em cores diferentes. Eles se formam totalmente verdes e à medida que ganham tamanho e vão se alongando as nuances de cores começam a aparecer e variam muito de um fruto para outro, o que deixa o aspecto da planta ainda mais bonito. Quando estão maduros ficam completamente vermelhos. Então se o objetivo é fazer uma bela conserva com eles sugiro usar alguns frutos ainda imaturos.

Essa é uma variedade de pequeno porte, sendo uma boa opção para vasos. Não recomendo vasos muito pequenos, mas os de tamanho médio, por volta de 20 cm de altura, são suficientes para ela.

As minhas plantas frutificam bem, mas considero uma variedade mais sensível a pragas e que exige mais atenção no cultivo. A ardência vai de 5.000 a 30.000 scolville, uma variação imensa. A minha não ficou muito ardida, achei saborosa e suave.

Medusa

 

Nome: Medusa

Espécie: Capsicum annuum

Origem: Brasil

Ardência: 0

Observações: Isso sim é uma mini pimenteira. A planta em si é minúscula, tem por volta de 15 cm de altura. Os frutos possuem um formato muito característico. São bem alongados, tortuosos e crescem em posição ascendente, realmente lembrando os cabelos de uma medusa.

Os frutos não ardência e além de terem um formato bem diferenciado, passam por várias cores até amadurecerem. Eles vão de um verde bem clarinho, passando pelo amarelo e pelo laranja até ficarem vermelhos.

Essa variedade é muito ornamental, é de fácil cultivo e excelente para vasos, podendo ser cultivada até em vasos pequenos. Como a maioria das ornamentais é também muito produtiva. Recomendo para ela vasos que tenham por volta de 15 cm de altura.

Padron

 

Nome: Padron

Espécie: Capsicum annuum

Origem: Espanha

Ardência: 1

Observações: A pimenta padron é uma típica variedade espanhola e bastante conhecida por seus frutos grandes de baixa ardência e bastante saborosos.

Aparentemente os frutos dessa pimenteira lembram mini pimentões pelo seu formato, porém o sabor é muito diferente. Eles são verdes quando imaturos e vermelhos quando maduros, mas costumam ser consumidos ainda verdes. A ardência geralmente é leve, mas pode variar muito entre os frutos que foram produzidos pela mesma planta, sendo uns de baixa ardência e outros bem mais alta, então recomendo cuidado ao consumir. Essa variação na ardência dos frutos é uma característica marcante dessa variedade. 

Sem dúvida a pimenta padron é bastante vigorosa no crescimento e resistente à pragas e doenças. As minhas mudas cresceram bastante e muito rápido. Elas estavam plantadas em um vaso grande que acomodava três delas e a produção foi excelente, bem acima do que eu esperava para essa variedade. Colhi muitos frutos bonitos e de bom tamanho.

Por essa ser uma variedade de porte médio, recomendo vasos que tenham pelo menos 25 cm de altura para que a planta possa crescer com espaço suficiente para as raízes.

Pirâmide

 

Nome: Pirâmide

Espécie: Capsicum frutescens

Origem: Brasil

Ardência: 2

Observações: Essa pimenta é muito ornamental e normalmente é vendida como tal, cheia de veneno, o que impede o consumo de seus deliciosos frutos. Os frutos são lindos e de variadas cores, o que deixa a planta com um aspecto muito bonito.

Como a maioria das ornamentais ela é muito produtiva. Os frutos têm formato cônico, são pequenos e de baixa ardência. Essa é uma das variedades que mais me agradou em termos de pungência. Dá pra comer crua e sentir a ardência, ela é presente, mas é suave.

A planta como um todo é pequena. Ela chega aos 20 cm de altura sendo ótima para vasos e para quem tem pouco espaço, já que apesar de ser pequena produz bastante se está saudável.

Sweet Banana

 

Nome: Sweet Banana

Espécie: Capsicum annuum

Origem: Não cheguei a uma conclusão, há sites que dizem EUA outros dizem América do Sul, mas sem especificar o país

Ardência: 0

Observações: Também conhecida como pimenta banana doce e pimenta banana. Essa variedade não tem ardência nenhuma e é muito saborosa. Os frutos crescem verdes, ficam amarelados e quando estão bem maduros ficam vermelhos. Normalmente ela é consumida quando eles estão amarelados como na foto abaixo ou começando a apresentar manchas vermelhas em alguns pontos.

Sweet Pickle

 

Nome: Sweet Pickle

Espécie: Capsicum annuum

Origem: Não encontrei nenhuma informação sobre a origem dessa pimenta

Ardência: 0

Observações: Essa é uma das pimentas mais bonitas que já cultivei e com um detalhe importante, ela é muito saborosa. Normalmente as pimentas mais ornamentais não tem sabor algum, apenas ardência, mas essa é uma delícia e não arde, daí seu nome, sweet pickle. A planta em si é bem compacta e por isso ótima para quem tem pouco espaço e quer cultivar em vasos menores, mas mesmo sendo pequena ela produz muito.

Os frutos surgem verdes e começam a mudar de cor passando por muitas nuances até chegar ao vermelho intenso, quando estão completamente maduros. Como essa variedade é muito produtiva a planta fica linda e toda colorida com vários frutos em diferentes estágios de amadurecimento. Ela já virou uma das minhas preferidas e é uma variedade que vale a pena cultivar para quem gosta de pimentas de baixa ardência.

Média Ardência

Etna

 

Nome: Etna

Espécie: Capsicum frutescens

Origem: Itália

Ardência: 6

Observações: Essa é uma pimenta de pequeno porte, linda e muito produtiva. A etna é uma das ornamentais mais comuns encontradas em lojas de jardinagem e supermercados, por isso comprei as sementes para cultivá-la de forma orgânica e poder provar os frutos.

Apesar de ser uma pimenta de pequeno porte, que atinge uma altura entre 30 e 40 cm, não deve ser cultivada em vasos pequenos, apesar de ser vendida assim. Ela cria muitas raízes e precisa de espaço para se desenvolver.

Essa variedade é resistente e tem crescimento rápido. As flores são brancas, típicas das capsicum annuum, e os frutos têm como característica serem voltados para cima. Quando imaturos são verdes e quando maduros vermelhos e possuem média ardência.

Goat’s Weed

 

Nome: Goat’s Weed ou Black Cobra

Espécie: Capsicum annuum

Origem: Venezuela

Ardência: 5

Características: Sempre fui fã dessa pimenteira de aspecto exótico. As folhas dela são de cor verde escura e cobertas por uma penugem bem fina, o que as deixa com uma aparência levemente acinzentada. 

Os frutos da goat’s weed ou black cobra, como também é conhecida, surgem verde escuros quando imaturos, mas ao longo do processo de maturação ficam negros e essa característica me atrai muito nessa variedade. Com o tempo vão do negro ao vermelho, quando ficam finalmente maduros.  O contraste da cor dos frutos com as folhas dá a essa pimenteira uma aparência ainda mais bonita e diferente.

Essa é uma variedade de porte médio, mas recomendo para ela um vaso que tenha pelo menos 25 cm de altura para que a planta possa crescer com espaço suficiente para as raízes.

A goat’s weed é uma pimenteira que se destaca pelo seu aspecto exótico e por muito resistente à pragas e doenças e bastante produtiva. Ela produz saborosos frutos de média ardência, que vão de 20.000 a 40.000 SHU.

Jalapeno

 

Nome: Jalapeno

Espécie: Capsicum annuum

Origem: México

Ardência: 6

Observações: Essa variedade é provavelmente uma das mais conhecidas. Os frutos são bem crocantes, muito saborosos e tem uma ardência considerada mediana, se comparados com as nucleares.

Eu já cultivei jalapeno algumas vezes e a ardência variou bastante entre os frutos colhidos de plantas diferentes, assim como já comi jalapenos em restaurantes que eram insuportáveis. De uma maneira geral é uma pimenta de ardência considerável.

Essa planta é bastante resistente e de fácil cultivo se forem seguidos os cuidados básicos que se deve ter com as pimenteiras em geral. Recomendo para iniciantes, especialmente aqueles que gostam de produzir pimentas para molhos.

Jalapeno Purple

 

Nome: Jalapeno Purple

Espécie: Capsicum annuum

Origem: México

Ardência: 6

Observações: Essa variedade é uma versão da jalapeno tradicional. Os frutos são roxos, quase negros e quando estão maduros ficam vermelhos. A planta em si é muito ornamental, as flores são lindas, mas não acho que os frutos tenham o mesmo sabor das jalapenos tradicionais, mesmo assim vale a pena cultivar não só para consumir, mas também pela beleza.

Short Yellow Tabasco

 

Nome: Short yellow tabasco

Espécie: Capsicum annuum

Origem: EUA

Ardência: 5

Observações: A short yellow tabasco é uma variedade de pequeno porte, que não tem relação nenhuma com a tabasco, que é bastante conhecida. Essa é uma planta compacta, bastante ramificada e que não cresce muito em altura, perfeita para quem não tem muito espaço e só pode cultivar em vasos. Aliás ela fica muito bonita em vasos parecendo um bonchi.

As flores são brancas, típicas capsicum annuum. Os frutos são pequenos e ficam amarelos mostarda quando maduros, criando um contraste bem bonito com a folhagem da planta.

Eu recomendo que essa variedade seja cultivada em vasos de tamanho médio, que tenham pelo menos  20 cm de altura. Apesar de ser uma planta de pequeno porte ela precisa de espaço para ter um bom desenvolvimento e boas produções. A minha ficou um bom tempo em um vaso pequeno no berçário de mudas porque não tinha nenhum dos vasos maiores de plantio definitivo para acomodá-la, mesmo assim ela teve um bom crescimento e já começou a frutificar.

A short yellow tabasco é uma variedade razoavelmente produtiva, de fácil cultivo e bastante resistente à pragas e doenças.

Pérola Roxa

 

Nome: Pérola Roxa

Espécie: Capsicum annuum

Origem: EUA

Ardência: 5

Observações: Eu adquiri sementes de pérola negra, mas quando ela frutificou o que eu tinha eram lindos frutos perfeitamente redondos e de uma cor roxa bem intensa. Sendo assim batizei essa variedade de pérola roxa e ela faz jus ao nome. As flores roxas e brilhantes dessa pimenteira são um espetáculo à parte. Os frutos são pequenos e redondos, roxos quando imaturos e vermelhos quando maduros.

Essa é uma variedade de porte médio eu diria. Não considero tão pequena assim já que a minha tem 33 cm de altura. Recomendo um vaso médio para ela. A minha é cultivada em um vaso de 23 cm de altura e 28 cm de largura.

A pérola roxa é uma pimenteira ornamental, resistente à pragas e doenças e muito produtiva. Essa variedade também é precoce e frutifica poucos meses após o plantio das sementes se bem cultivada. Quanto à ardência é de média à alta, porém não tem sabor. Recomendo o cultivo mais como ornamental do que para consumo.