Catálogo de Pimentas
Legumes e Verduras

Catálogo de Pimentas

Eu amo pimentas e já fiz vários posts sobre elas. São plantas bonitas, que dão frutos maravilhosos e possuem uma imensa variedade de espécies e foi essa diversidade que me levou a criar um catálogo para apresentar as principais informações sobre cada variedade que eu já cultivei ou que eu venha a cultivar.

Links Importantes

Há muitos posts sobre pimentas no blog, mas recomendo especialmente os posts Pimentas e Pimentas de Floricultura. Há outros que são importantes e para ver todos eles basta buscar “pimentas” no campo de pesquisa do blog. Além desses que já citei recomendo também os posts Revitalização de PimenteirasÁcaros

Loja de Sementes

Depois da loja Sementes do Jardim ficou mais fácil para qualquer leitor do blog ter também o prazer de cultivar suas próprias variedades exóticas de pimentas. Na loja disponibilizo sementes das variedades que estou cultivando e dou todas as informações sobre elas. Clique AQUI para conhecer a loja e fazer suas compras.

Ardência

As pimentas têm diferentes níveis de ardência. Já falei sobre a tabela scoville no post Pimentas, mas aqui vou colocar uma tabela de ardência bem básica para facilitar a identificação de acordo com o que for colocado na descrição de cada variedade. As pimentas de níveis 0 e 1 não têm ardência, de níveis 2 e 3 são levemente ardidas, de 4 a 7 são de média ardência, de 8 a 10 são de alta ardência e as de nível 10+ são as de ardência muito alta, mais conhecidas como nucleares.

Tabela Ardência de Pimentas
Baixa Ardência

Veja as variedades de pimentas que têm ardência até o nível 3 na escala acima.

Média Ardência

Veja as variedades de pimentas que têm ardência entre 4 e 7 na escala acima. 

Alta Ardência

Veja as variedades de pimentas que têm ardência acima do nível 8 na escala acima. 

Baixa Ardência

Cambuci

 

Nome: Cambuci ou chapéu de bispo

Espécie: Capsicum baccatum

Origem: Brasil

Ardência: 0

Observações: Também conhecida como chapéu de bispo, essa pimenta não tem ardência alguma, é bem saborosa e pelo seu formato e tamanho é ótima para ser preparada recheada.

A cambuci é bastante sensível e considero essa variedade mais desafiadora do que outras que cultivo. Se toma sol muito forte sente bastante, mas se é regada demais o caule apodrece com facilidade. Também é mais sensível a doenças, especialmente ácaros, e por isso precisa de muita atenção.

Não sugiro o cultivo dessa pimenta para iniciantes, ela é bastante exigente e, como já mencionei, sensível, mas se houver sucesso no cultivo ela produz bastante e tem as belas flores características das capsicum baccatum.

Doce Italiana

 

Nome: Doce Italiana

Espécie: Capsicum annuum

Origem: Itália

Ardência: 0

Observações: Essa pimenta é deliciosa e de todas as de baixa ardência que eu já provei, essa foi a minha preferida. Normalmente é consumida ainda verde e não tem ardência nenhuma.

Não é uma planta difícil de ser cultivada, mas a perdi para os ácaros numa época de trevas aqui na minha varada e agora estou cultivando novamente com muito sucesso. Essa variedade cresce bastante, as minhas mudas têm quase um metro de altura então o ideal é ter espaço para ela e pelo menos um vaso médio, mas largo.

Doce Mira

 

Nome: Doce Mira

Espécie: Capsicum annum

Origem: Leste europeu

Ardência: 0

Observações: Recebi essa espécie numa troca que fiz com a Kasia do blog Jardim Viajante. Plantei três mudas em um vaso grande na varanda e todas deram frutos. É incrível como a planta fica pequena e compacta, mas dá frutos enormes. A última pimenta que colhi era imensa. Pena que perdi as mudas depois que pararam de se desenvolver. Ainda fiz uma poda para tentar revitalizar as plantas, mas não adiantou.

Os frutos são muito saborosos e não tem ardência nenhuma. O sabor é semelhante a de um pimentão, mas bem menos ácido. Comi o fruto sem estar completamente maduro porque estava louca pra provar e a criatura estava pesando horrores na pobre plantinha. As folhas são grandes e verde escuras. As flores são bem grandes e de um branco perfeito como é típico das capsicum annum.

Fish Pepper

 

Nome: Fish Pepper

Espécie: Capsicum annum

Origem: EUA

Ardência: 3

Observações: A fish pepper é uma pimenta variegata, linda e muito exótica. Os frutos da fish pepper são um espetáculo à parte. São alongados e também variegatos com listras e manchas em cores diferentes. Eles se formam totalmente verdes e à medida que ganham tamanho e vão se alongando as nuances de cores começam a aparecer e variam muito de um fruto para outro, o que deixa o aspecto da planta ainda mais bonito. Quando estão maduros ficam completamente vermelhos. Então se o objetivo é fazer uma bela conserva com eles sugiro usar alguns frutos ainda imaturos.

Essa é uma variedade de pequeno porte, sendo uma boa opção para vasos. Não recomendo vasos muito pequenos, mas os de tamanho médio, por volta de 20 cm de altura, são suficientes para ela.

As minhas plantas frutificam bem, mas considero uma variedade mais sensível a pragas e que exige mais atenção no cultivo. A ardência vai de 5.000 a 30.000 scolville, uma variação imensa. A minha não ficou muito ardida, achei saborosa e suave.

Medusa

 

Nome: Medusa

Espécie: Capsicum annuum

Origem: Brasil

Ardência: 0

Observações: Isso sim é uma mini pimenteira. A planta em si é minúscula, tem por volta de 15 cm de altura. Os frutos possuem um formato muito característico. São bem alongados, tortuosos e crescem em posição ascendente, realmente lembrando os cabelos de uma medusa.

Os frutos não ardência e além de terem um formato bem diferenciado, passam por várias cores até amadurecerem. Eles vão de um verde bem clarinho, passando pelo amarelo e pelo laranja até ficarem vermelhos.

Essa variedade é muito ornamental, é de fácil cultivo e excelente para vasos, podendo ser cultivada até em vasos pequenos. Como a maioria das ornamentais é também muito produtiva. Recomendo para ela vasos que tenham por volta de 15 cm de altura.

Padron

 

Nome: Padron

Espécie: Capsicum annuum

Origem: Espanha

Ardência: 1

Observações: A pimenta padron é uma típica variedade espanhola e bastante conhecida por seus frutos grandes de baixa ardência e bastante saborosos.

Aparentemente os frutos dessa pimenteira lembram mini pimentões pelo seu formato, porém o sabor é muito diferente. Eles são verdes quando imaturos e vermelhos quando maduros, mas costumam ser consumidos ainda verdes. A ardência geralmente é leve, mas pode variar muito entre os frutos que foram produzidos pela mesma planta, sendo uns de baixa ardência e outros bem mais alta, então recomendo cuidado ao consumir. Essa variação na ardência dos frutos é uma característica marcante dessa variedade. 

Sem dúvida a pimenta padron é bastante vigorosa no crescimento e resistente à pragas e doenças. As minhas mudas cresceram bastante e muito rápido. Elas estavam plantadas em um vaso grande que acomodava três delas e a produção foi excelente, bem acima do que eu esperava para essa variedade. Colhi muitos frutos bonitos e de bom tamanho.

Por essa ser uma variedade de porte médio, recomendo vasos que tenham pelo menos 25 cm de altura para que a planta possa crescer com espaço suficiente para as raízes.

Pirâmide

 

Nome: Pirâmide

Espécie: Capsicum frutescens

Origem: Brasil

Ardência: 2

Observações: Essa pimenta é muito ornamental e normalmente é vendida como tal, cheia de veneno, o que impede o consumo de seus deliciosos frutos. Os frutos são lindos e de variadas cores, o que deixa a planta com um aspecto muito bonito.

Como a maioria das ornamentais ela é muito produtiva. Os frutos têm formato cônico, são pequenos e de baixa ardência. Essa é uma das variedades que mais me agradou em termos de pungência. Dá pra comer crua e sentir a ardência, ela é presente, mas é suave.

A planta como um todo é pequena. Ela chega aos 20 cm de altura sendo ótima para vasos e para quem tem pouco espaço, já que apesar de ser pequena produz bastante se está saudável.

Sweet Banana

 

Nome: Sweet Banana

Espécie: Capsicum annuum

Origem: Não cheguei a uma conclusão, há sites que dizem EUA outros dizem América do Sul, mas sem especificar o país

Ardência: 0

Observações: Também conhecida como pimenta banana doce e pimenta banana. Essa variedade não tem ardência nenhuma e é muito saborosa. Os frutos crescem verdes, ficam amarelados e quando estão bem maduros ficam vermelhos. Normalmente ela é consumida quando eles estão amarelados como na foto abaixo ou começando a apresentar manchas vermelhas em alguns pontos.

Sweet Pickle

 

Nome: Sweet Pickle

Espécie: Capsicum annuum

Origem: Não encontrei nenhuma informação sobre a origem dessa pimenta

Ardência: 0

Observações: Essa é uma das pimentas mais bonitas que já cultivei e com um detalhe importante, ela é muito saborosa. Normalmente as pimentas mais ornamentais não tem sabor algum, apenas ardência, mas essa é uma delícia e não arde, daí seu nome, sweet pickle. A planta em si é bem compacta e por isso ótima para quem tem pouco espaço e quer cultivar em vasos menores, mas mesmo sendo pequena ela produz muito.

Os frutos surgem verdes e começam a mudar de cor passando por muitas nuances até chegar ao vermelho intenso, quando estão completamente maduros. Como essa variedade é muito produtiva a planta fica linda e toda colorida com vários frutos em diferentes estágios de amadurecimento. Ela já virou uma das minhas preferidas e é uma variedade que vale a pena cultivar para quem gosta de pimentas de baixa ardência.

Média Ardência

Etna

 

Nome: Etna

Espécie: Capsicum frutescens

Origem: Itália

Ardência: 6

Observações: Essa é uma pimenta de pequeno porte, linda e muito produtiva. A etna é uma das ornamentais mais comuns encontradas em lojas de jardinagem e supermercados, por isso comprei as sementes para cultivá-la de forma orgânica e poder provar os frutos.

Apesar de ser uma pimenta de pequeno porte, que atinge uma altura entre 30 e 40 cm, não deve ser cultivada em vasos pequenos, apesar de ser vendida assim. Ela cria muitas raízes e precisa de espaço para se desenvolver.

Essa variedade é resistente e tem crescimento rápido. As flores são brancas, típicas das capsicum annuum, e os frutos têm como característica serem voltados para cima. Quando imaturos são verdes e quando maduros vermelhos e possuem média ardência.

Goat’s Weed

 

Nome: Goat’s Weed ou Black Cobra

Espécie: Capsicum annuum

Origem: Venezuela

Ardência: 5

Características: Sempre fui fã dessa pimenteira de aspecto exótico. As folhas dela são de cor verde escura e cobertas por uma penugem bem fina, o que as deixa com uma aparência levemente acinzentada. 

Os frutos da goat’s weed ou black cobra, como também é conhecida, surgem verde escuros quando imaturos, mas ao longo do processo de maturação ficam negros e essa característica me atrai muito nessa variedade. Com o tempo vão do negro ao vermelho, quando ficam finalmente maduros.  O contraste da cor dos frutos com as folhas dá a essa pimenteira uma aparência ainda mais bonita e diferente.

Essa é uma variedade de porte médio, mas recomendo para ela um vaso que tenha pelo menos 25 cm de altura para que a planta possa crescer com espaço suficiente para as raízes.

A goat’s weed é uma pimenteira que se destaca pelo seu aspecto exótico e por muito resistente à pragas e doenças e bastante produtiva. Ela produz saborosos frutos de média ardência, que vão de 20.000 a 40.000 SHU.

Jalapeno

 

Nome: Jalapeno

Espécie: Capsicum annuum

Origem: México

Ardência: 6

Observações: Essa variedade é provavelmente uma das mais conhecidas. Os frutos são bem crocantes, muito saborosos e tem uma ardência considerada mediana, se comparados com as nucleares.

Eu já cultivei jalapeno algumas vezes e a ardência variou bastante entre os frutos colhidos de plantas diferentes, assim como já comi jalapenos em restaurantes que eram insuportáveis. De uma maneira geral é uma pimenta de ardência considerável.

Essa planta é bastante resistente e de fácil cultivo se forem seguidos os cuidados básicos que se deve ter com as pimenteiras em geral. Recomendo para iniciantes, especialmente aqueles que gostam de produzir pimentas para molhos.

Jalapeno Purple

 

Nome: Jalapeno Purple

Espécie: Capsicum annuum

Origem: México

Ardência: 6

Observações: Essa variedade é uma versão da jalapeno tradicional. Os frutos são roxos, quase negros e quando estão maduros ficam vermelhos. A planta em si é muito ornamental, as flores são lindas, mas não acho que os frutos tenham o mesmo sabor das jalapenos tradicionais, mesmo assim vale a pena cultivar não só para consumir, mas também pela beleza.

Short Yellow Tabasco

 

Nome: Short yellow tabasco

Espécie: Capsicum annuum

Origem: EUA

Ardência: 5

Observações: A short yellow tabasco é uma variedade de pequeno porte, que não tem relação nenhuma com a tabasco, que é bastante conhecida. Essa é uma planta compacta, bastante ramificada e que não cresce muito em altura, perfeita para quem não tem muito espaço e só pode cultivar em vasos. Aliás ela fica muito bonita em vasos parecendo um bonchi.

As flores são brancas, típicas capsicum annuum. Os frutos são pequenos e ficam amarelos mostarda quando maduros, criando um contraste bem bonito com a folhagem da planta.

Eu recomendo que essa variedade seja cultivada em vasos de tamanho médio, que tenham pelo menos  20 cm de altura. Apesar de ser uma planta de pequeno porte ela precisa de espaço para ter um bom desenvolvimento e boas produções. A minha ficou um bom tempo em um vaso pequeno no berçário de mudas porque não tinha nenhum dos vasos maiores de plantio definitivo para acomodá-la, mesmo assim ela teve um bom crescimento e já começou a frutificar.

A short yellow tabasco é uma variedade razoavelmente produtiva, de fácil cultivo e bastante resistente à pragas e doenças.

Pérola Roxa

 

Nome: Pérola Roxa

Espécie: Capsicum annuum

Origem: EUA

Ardência: 5

Observações: Eu adquiri sementes de pérola negra, mas quando ela frutificou o que eu tinha eram lindos frutos perfeitamente redondos e de uma cor roxa bem intensa. Sendo assim batizei essa variedade de pérola roxa e ela faz jus ao nome. As flores roxas e brilhantes dessa pimenteira são um espetáculo à parte. Os frutos são pequenos e redondos, roxos quando imaturos e vermelhos quando maduros.

Essa é uma variedade de porte médio eu diria. Não considero tão pequena assim já que a minha tem 33 cm de altura. Recomendo um vaso médio para ela. A minha é cultivada em um vaso de 23 cm de altura e 28 cm de largura.

A pérola roxa é uma pimenteira ornamental, resistente à pragas e doenças e muito produtiva. Essa variedade também é precoce e frutifica poucos meses após o plantio das sementes se bem cultivada. Quanto à ardência é de média à alta, porém não tem sabor. Recomendo o cultivo mais como ornamental do que para consumo.

Tunisian Baklouti

 

Nome: Tunisian Baklouti

Espécie: Capsicum annuum

Origem: Tunísia

Ardência: 6

Observações: A minha planta apesar de estar em um vaso considerável não cresceu muito. Os frutos são de tamanho médio, de média ardência e ficam vermelhos quando maduros. As flores são bonitas, tipicamente brancas, sendo capsicum annuum, mas as anteras são de um amarelo bem clarinho.

Essa variedade é resistente, pouco sensível a pragas e doenças, mas não tem uma produção expressiva, pelo contrário, de todas as variedades que tenho no momento é a de menor produção.

Variegata

 

Nome: Variegata

Espécie: Capsicum annuum

Origem: Não encontrei nenhuma informação

Ardência: Não encontrei nenhuma informação

Observações: Essa é uma das minhas pimentas preferidas. Ela é ornamental e seus frutos, apesar de serem comestíveis, não têm sabor algum, apenas ardência, e por isso essa variedade normalmente não é utilizada para fins culinários. A variegata é a pimenteira mais bonita que eu já cultivei. Os frutos são roxos bem escuros e quando estão maduros ficam vermelhos. É uma planta de pequeno porte, muito compacta e ótima para ser plantada em vasos.

Alta Ardência

Cabaça Roxa

 

Nome: Cabaça Roxa

Espécie: Capsicum chinense

Origem: Brasil

Ardência: 8

Observações: Também é conhecida como fidalga roxa ou cabacinha roxa. Os frutos e flores são lindos. Essa pimenteira é uma das mais bonitas que já cultivei e também é muito saborosa e aromática. O único porém dessa variedade, pelo menos para mim, é que arde horrores e eu prefiro as pimentas de baixa ou média ardência. Essa é uma daquelas que você tem que usar luvas pra manipular e depois de cortar meia dúzia já começa a escorrer uma lágrima.

Os frutos da cabaça roxa são de cor verde arroxeada quando imaturos e mais próximos do rosa quando maduros. É uma variedade muito produtiva e para quem gosta de pimentas bem picantes ela é uma ótima opção.

Jamaican Yellow

 

Nome: Jamaican Yellow

Espécie: Capsicum chinense

Origem: México

Ardência: 9

Observações: Também conhecida como pimenta jamaica amarela e jamaicana ouro. Os frutos têm sabor frutado, são gostosos, mas ardem muito. É daquelas que te fazem chorar. Para quem gosta de sabor e ardência é uma boa opção. São fáceis de cultivar e muito produtivas.

Lemon Drop

 

Nome: Lemon Drop

Espécie: Capsicum baccatum

Origem: Peru

Ardência: 8

Observações: Também conhecida como aji lemon. É difícil achar sementes dessa variedade, mas ela é fácil de cultivar e muito produtiva.

Os frutos têm sabor cítrico e, como o nome já diz, têm aroma de limão. Sempre que faço uma colheita preparo um molho com elas e fica delicioso. Os frutos são bem ardidos, então meia dúzia de pimentas é suficiente para fazer um molho compatível com o meu paladar.

Essa é uma das variedades de pimenta que mais gosto, apesar de ser de média a alta ardência.

Murupi

 

Nome: Murupi

Espécie: Capsicum chinense

Origem: Brasil

Ardência: 9

Observações: Também é conhecida como pimenta murici e diz a lenda que arde horrores. A minha muda foi usada para fazer um bonchi e apesar de ter dado alguns frutos, eu não cheguei a provar nenhum deles, levei todos para os meus pais, assim como a muda.

Neyde

 

Nome: Neyde

Espécie: Capsicum chinense

Origem: Brasil

Ardência: 9

Observações: É uma variedade muito exótica e de fácil cultivo. O nome dessa pimenta foi dado em homenagem a uma participante do fórum Pimentas.org e foi com ela que consegui as minhas sementes. Eu não cheguei a provar os frutos apesar da minha muda ter dado alguns, mas meus pais provaram e adoraram. Todos que conhecem dizem que ela é muito saborosa, mas também muito ardida.

150 respostas para “Catálogo de Pimentas”

  1. Muito bom seu post!, parabén!!. Queria lhe perguntar sobre as pimentas do padrão, se eu teria onde conseguiu as sementes, pois acho eles muito bons e para comprar sementes de fora fica difícil pois nao são enviadas ao Brasil. Você teria como me indicar onde posso conseguir?
    Obrigado.
    Max

    1. Obrigada pelos elogios : ). Eu tinha na loja Sementes do Jardim, mas acabaram. Estou plantando novas mudas, mas por enquanto ainda não tenho as sementes disponíveis.
      Abraços Floridos

    1. Almezinda infelizmente não é possível identificar uma pimenta somente com essa informação, há muitas variedades.
      Abraços Floridos

  2. Bom Dia, me interessei pelo cultivo de pimentas e pretendo ter uma vasta coleção, incluindo as nucleares. Comecei semeando algumas sementinhas da Pimenta Malaguetinha, fiz em um pote com Algodão coberto por Plástico filme, foi um sucesso em algumas semanas vieram os brotinhos, aquele com duas folhinhas pequenas e cerca de 2Cm, passei eles para vasos menores, alguns vasos com mais de um brotinho plantado. A minha dúvida é, em que tamanho ele vira muda para que eu possa transplantar individualmente para o vaso definitivo e se não faz mal colocar mais de um brotinho por vaso no inicio, a terra em que Plantei é a Terra Adubada, é necessário vermiculita ou algum outro componente para misturar a terra? me mande seu e-mail para que eu possa mandar algumas fotos para que você possa me auxiliar e me dizer se estou no caminho certo, Obrigado e parabens pelo seu blog.

    1. Rodrigo o ideal é uma muda por vaso, mas você pode sim colocar inicialmente várias mudinhas no mesmo vaso. Eu sempre faço isso porque não tenho espaço, então sou obrigada, rs, mas não tem problema algum, basta separar com cuidado depois sem deixar crescer demais. Se crescem muito no mesmo vaso as raízes ficam emaranhadas demais depois e o replante pode danificar as mudas e prejudicar o desenvolvimento delas. O momento do replante varia de acordo com a quantidade de mudas e o tamanho do vaso, mas se eu tiver que recomendar um tamanho para pimentas seria por volta de 7 cm de altura. Se o vaso for pequeno com várias mudas terá que ser antes ainda de chegarem a esse tamanho.
      Veja o post Como Separar Mudas aqui no blog também, deve ajudar. : )
      Abraços Floridos e obrigada : )

  3. Adquiri uma muda de uma pimenta que não conhecia, quando verde se assemelha a pimenta de cheiro, porém quando amadurece fica rocha e o teor de ardência é autissimo, muito forte. Gostaria de saber que espécie é.
    Obrigado.

  4. Bom dia, recentemente adquiri um pote com uma pimenta em conserva de cor verde lembrando azeitonas, de formato bem redondo do tamanho de um ovo de codorna pequeno e com sabor um pouco mais suave do que a Jalapeño, mas o vendedor não soube informar o nome dessa variedade, tem como descobrir que pimenta é essa? Não tenho como enviar foto da pimenta pois minha filha de 15 anos comeu tudo.

    1. Pode ser cumari, mas vendo fotos já é difícil identificar, sem fotos impossível rs, mas fica o palpite. : )
      Abraços Floridos

  5. Bom dia! Meu marido comprou uma pimenta no mercado, plantou e esqueceu o nome da pimenta! Como faço pra mandar a foto pra você?

  6. bom dia,
    encontrei uma planta e acho que é pimenta, mas como sou leiga, gostaria de saber se vc pd identificar, posso enviar uma foto pro seu e-mail?

  7. Recebi de uma amiga umas das Habanero Vermelha, Capsicum Chinense. como não usei, secaram e plantei num canteiro meio abandonado. isso ha cerca de dois anos; agora tenho dois arbustos super carregados, e não sei o que fazer com tanta pimenta. Vou tentar conservar num agridoce.
    Abs.

  8. Oi boa tarde, acho que a pimenta que procuro a semente é a LENON DROP – PERU – ARDÊNCIA 8, onde que possa achar as sementes para plantar? estou no rio de janeiro e niteroi, obrigada julieta

  9. Que lindos!!! Parabens pelo trabalho..

    Por favor me ajude…. plantei um pe de pimenta de cheiro e alguns dos pes as pimentas não desenvolvem, ela ficam vermelhas ainda muito pequenas nem chegam a crescer … tbm estou percebendo que as folhas estão atrofiadas e as flores nem aparecem mais. O que vc acha que devo fazer. Muito obrigada

    1. Marcia pode ser sinal de ácaros. Veja o post sobre essa praga, Ácaros, e tente identificar se é esse o problema. Em caso positivo use o enxofre dimy para tratar, nesse caso veja o post Enxofre. : )
      Abraços Floridos

  10. Bom dia , como posso resolver um problema nos meus molhos ?
    Na mistura do azeite com o vinagre fica uma separação de fases sólidas , vinagre ,e azeite.
    Como posso deixar essa mistura homogênea ?

    1. Nelson eu faço molhos e conservas usando apenas azeite, mas é natural que eles não se misturem bem por causa da densidade de cada um. O que você pode fazer é usar um emulsificante como a goma xantana, que é o que já vi muitos pimenteiros recomendando, mas eu mesma nunca usei.
      Abraços Floridos

  11. Oi Bruna,
    Primeiro parabéns pelo seu site, adorei!
    Gostaria de uma ajuda sua, pimenta in natura para envio para lugares distantes como você indicaria o acondicionamento? Para envio nos correios.
    Digo para elas não estragarem.
    Exemplo, tem pimentas que indicam o uso de silicagel, etc.
    o que você indicaria.

    1. Obrigada pelo elogio Suellen! Eu nunca enviei nem recebi pimentas in-natura, então não sei como te orientar nesse caso. : (
      Abraços Floridos

  12. Adorei seu post, eu comecei a um tempo a colecionar pimenta mas só tenho as mais comuns, gostaria de saber se vc teria sementes para doação, eu sou apaixonado em pes e pimentas as cores os formatos por isso comecei a colecionar , obrigado

  13. ola. gostaria saber se alguém pode me ajudar na questão de cultivo de pimentas em vasos ?
    qual e a escolha se ada pita melhor . sou feirante e quero melhora a renda familiar.
    que puder ajudar agradeço de já.

    [email protected]
    61

    1. Augusto tudo depende do tamanho do vaso e do sol. Há muitas variedades de pimenta e se você tiver vasos grandes e sol tem muitas opções como as conhecidas cheiro, dedo de moça, cumari, cayenne, etc. Se os vasos não forem tão grandes sugiro variedades mais compactas como a malaguetinha, thai Dragon, sweet pickle, Pirâmide, etc.
      Abraços Floridos

  14. Gostei do post sobre pimentas, muito bom. Estou com alguns pés de pimentas dedos de moças e uma outra que ainda não sei qual é porque sempre que vejo uma pimenta diferente eu tento conseguir uma amostra e por esse motivos tenho várias e ainda não sei qual foi essa que plantei (rsrs). Elas estão verdes mas com as folhas ficando amareladas e frágeis e os brotos ressecados com a aparência de queimados e agora caíram. O que poderá ser? Meus tomateiros também estão feios com uma aparência pior que das pimenteiras, todos enrolados e secos. Como faço para enviar umas fotos? Desde já agradeço.


    1. Quem nunca plantou um monte de sementes e ficou sem saber o que era depois kkk. Eu não posso te condenar rs. Quanto ao problema das mudas parece sintoma de ácaros. Veja o post Ácaros do blog e se identificar como sendo esse o problema, já comece a usar o enxofre. Também há um post sobre o Enxofre caso você tenha dúvidas. Quanto ao tomate mande fotos para o meu email e tento ajudar. Caso ainda tenha dúvidas quanto às pimentas mande fotos também. [email protected].
      Abraços Floridos

      1. Olá Bruninha das Pimentas e Hataanderson, pimentas e tomateiros pertencem a família botânica Solanaceae a qual produz um sem numero de alimentos que mantém a humanidade viva. Infelizmente o mal manejo ao longo do tempo fez com que também grande número de fungos, vírus e bactérias passasse a atacar essas plantas. Uma medida profilática é não cultivar a mesma planta no mesmo local por diversas colheitas seguidas, variar um pouco. Outra, difícil para hortelãos de apartamento, é não adensar muito os cultivos e espaça-los um pouco. Minha dica: variar. Quando estiver produzindo aquela bela pimenta não cultive tomates. Quando estiver curtindo o crescimento de sua berinjela não plante jiló. Abração a todos.

      2. Yucatan você tem razão, mas nos nossos apERTAmentos é difícil colocar isso em prática rs. Eu vejo mais problemas nas plantas da mesma espécie. Pimentas trocam pragas entre si, mas mesmo próximas dos tomates eles têm pragas diferentes na grande maioria dos casos.
        Abraços Floridos

  15. Ola, bom dia. também cultivo pimenta e hj conto com: jolokia, carolina, malagueta, malaguetão, naga, de cheiro do norte(q aqui chamamos apenas “de cheiro”, afinal estamos no Piaui… kkkkk), bode, habaneiro e algumas que encontro em sítios de amigos e quando gosto trago semente mas dificilmente consigo identificar. tem uma muito parecida com a habaneiro mas é amarela e não sei se existe habaneiro amarela.
    Vejo em seus comentários que vc perde algumas mudas sem ter recolhido fruto ou semente. tenho tido exito com mudas por estaquia utilizando enraizador a base de feijão ou tiamina. logo q a muda produz galhos ja me adianto para replicá-la.

    1. Acyr eu já fiz estaquia de pimentas, mas normalmente planto variedades diferentes, tenho pouco espaço e sempre quero conhecer alguma nova, então isso quer dizer que alguém tem que sair, rs. Mas estaquia é mesmo uma ótima opção. Vou ver se depois faço um post especificamente sobre estaquia de pimenteiras. : )
      Abraços Floridos

  16. ola bruna.
    vou começar um trabalho com pimentas e precisava de material de referencia, livros, revista .
    pois precisava saber quanto produz um pé cada variedade de pimenta?
    att.
    daniel.

    1. Daniel a quantidade que cada planta produz varia muito entre espécies e também das condições de cultivo. Quanto ao material não sei dizer porque não costumo consultar material impresso. : (
      Abraços Floridos

  17. Boa tarde!

    A bastante tempo, a uns 20 anos, experimentei uma pimenta chamada malagueta chumbinho, ela é bem pequena e a mais ardida que eu conheci. Essa pimenta ainda existe?
    Grato
    Nardeli

    1. Nardeli nunca ouvi falar de malagueta chumbinho, conheço malagueta e malaguetinha apenas, mas se você provou com certeza ainda existe em algum lugar rs.
      Abraços Floridos

  18. Tenho um pé de pimenta em casa mas não sei sua espécie gostaria q vc me ajuda se, a indentifica-la e também saber se ela vai ficar vermelha. Bjos obrigada

  19. Olá! Gostaria de dicas de como começar uma horta de pimentas. A q mais desejo plantar e o locoto. Mas será maravilhoso ter perfumes diversos

  20. Olá, estou começando uma horta de pimentas e estou com problemas para germinar. Agora estou fazendo uma mini estufa usando plastico de estufa enrolando uma prateleira antiga e colocando os vasos dentro dessa estufa. Gostaria de ajuda para saber se isso vai dar certo hehe

    Coloquei tambem uma estufinha da maneira que vc ensinou em outro post, dentro de uma sacolinha de plástico. Agora vou ver qual vai se sair melhor.

    Obrigado

      1. bom dia,sou de campinas e tenho como hoby plantar pimentas,aposvarias tentativas frustradas de germinaçao me iformaram,que, se colocase as sementes dentro de um copo dagua pr 24 hrs, algumas iriam afundar e outras nao, nesse caso teria que utiizar as que afundaram parasemeadura ,tomando cuidaddo com a profundidade,(pego um lapis faço covinhas de 1cm de profundidade) e o resultado foi exelente.obs: semeio dentro de um vaso medio, e replanto qdo a muda tem 10 a 12 cmok boa sorte

      2. Yves colocar as sementes na água por algumas horas antes do plantio é uma técnica que já mencionei aqui no blog no post Germinação Acelerada e funciona muito bem. : )
        Abraços Floridos

      3. Uma outra maneira de melhoria da germinação é a quebra de dormência, em algumas espécies de plantas, utiliza-se o congelamento das sementes.

      4. Sim Emerson, a estratificação a Frio é necessária para algumas espécies, mas pimentas felizmente não precisam. : )
        Abraços Floridos

  21. Bruna, tenho dois pés de pimenta em minha residência, porem um esta com um fungos brancos, notei ontem quando fui molhar, ai fui procurar informações entrei sua pagina amei, como devo tratar sem me desfazer do meu pé de pimenta.

    Aguardo retorno!

  22. Oi eu enviei um e-mail para você pois também tenho uma pimenta da quela não sei o nome e ela não esta no seu post gostaria de ajuda para saber o nome pois já virei a internet e não achei nada.. Aguardo seu contato =]

  23. Oi ! Bom dia ! Adorei as dicas. Esta postagem era tudo que eu precisava. Trabalho na Secretaria Municipal de Agricultura de São João da Barra – RJ, na área de Segurança Alimentar e Nutricional . No momento estou trabalhando com a reativação da Agricultura Familiar, junto aos pequenos e médios Produtores, assim como hortas urbanas e perturbadas. Como posso receber mais posts seus? Obrigada e fico no aguardo de mais informações. Lenilce Nogueira Aguiar .

    1. Lenilce fico feliz de saber que o blog ajudou! ; ). Para receber sempre novidades do blog basta se cadastrar na newsletter. Coloque seu e-mail no caso indicado que fica na lateral esquerda do blog. Você também pode acompanhar pelas redes sociais que ficam na lateral direita.
      Abraços Floridos

  24. Olá camila, parabéns pelo post muito bacana, eu tenho 2 pés de pimentas e graças a seu post identifiquei um rs o Lemon Drop, porém o outro eu não consegui identificar, sera que se eu mantar uma foto vc consegue? rs

    Obrigado pela ajuda
    Abs

    1. Elvir basta assinar a newsletter do blog e você receberá todo post ou atualização que for feita. Além disso tem as redes sociais e youtube que você pode acessar na barra lateral do blog e curtir ou seguir. Nas redes sociais publico bastante além dos posts. : )
      Abraços Floridos

  25. Oi Bruna Pimentel,
    Gostaria de receber algumas sementes das mais diversas variedade das pimenteiras que você tem! Sou técnico em agropecuária e gostaria de desenvolver um pequeno pomar somente de pimentas, Caso você possa me arranjar algumas variedades enviar para o endereço: Rua Professora Rosa Setti, n. 13-A – Mangabeira 1 – João Pessoa-Paraíba – CEP: 58.055-330.

    1. João no momento tenho poucas sementes e de poucas variedades. Tenho mantido mesmo apenas o que vou plantar e nada além disso para evitar ficar com sementes demais e acabar desperdiçando já que com o tempo elas perdem o poder germinativo.
      Abraços Floridos

  26. Bom dia. Adoro o teu site, parabéns.
    Faz dias que pesquiso na internet pra tentar identificar a pimenta que eu tenho. A questão é que simplesmente não consigo, hehe.

    Tu podes me ajudar?
    Muito obrigada.

      1. Oi Bruna, estou com o mesmo problema. Posso mandar e-mail com as fotos??

        Obrigado!

        GIovanni

  27. Olá!
    Você já ouviu falar sobre a capsaicina presentes em algumas pimentas?
    Sabe me dizer quais pimentas não possuem capsaicina?Ou será que todas possuem,só que algumas tem em dosagem menos intensa?

    1. Patrícia a capsaicina é o dá a ardência às Pimentas, umas tem mais outras menos. Quanto mais ela tem mais ardida é. Existem as Pimentas de baixa ardência e tem várias no catálogo do blog como a doce italiana, cambuci, biquinho, sweet pickle etc.
      Abraços Floridos

  28. Tenho uns pés de pimenta que parecem a sua Rocotó Costa Rica,mas achei que fosse comari,como saber a diferença???As flores são iguais,as folhas tbm são peludinhas,pode me esclarecer ??
    Adorei os seus comentários.Abraços.

    1. Rosangela a rocotó tem flores bem diferentes da cumari. As da rocotó são bem roxas, as da cumari roxo bem clarinho e apenas no centro, além disso as sementes da rocotó são pretas, as da cumari normais e a rocotó tem formato diferente, mais irregular e as cumari são bem redondinhas.
      Abraços Floridos

      1. Éder há uma página no blog chamada Sementes à Venda, lá você encontra todas as variedades que tenho disponíveis no momento.
        Abraços Floridos

  29. Oi Bruna!
    Qual é a diferença entre a pimenta caiena e a dedo de moça?
    Pimenta Preta, Pimenta Negra e Pimenta do reino são a mesma?

    Parabéns pelo lindo trabalho!
    Araxá MG
    Bj!!

    1. Laura a caiena e a dedo de moça são bem diferentes, tanto no sabor, quanto no formato dos frutos que é bem distinto. Quanto à pimenta negra, preta e do reino são a mesma coisa sim.
      Abraços Floridos e obrigada ; )

  30. Boa tarde! Estou com algumas pimentas e não consigo identilicá-las. Você poderia me ajudar? Desde já agradeço sua atenção.

  31. Olá sou novo no mundo mágico das pimentas estou buscando informações sobre essa apaixonante planta. Estou germinando 40 espécies e procuro informações sobre cada planta em individual para saber como devo proceder no momento do plantio. Espaço que cada uma precisa coisa assim se precisa irrigação coisa tals. Vou olhar com calma amanhã seu material. Gostaria de auxílio se possível. Um forte abraço.

  32. Olá Bruna, você saberia me dizer quê tipo de pimenta é essa ? Nas feiras daqui de Maceió, Al ela é muito comum e é conhecida como pimenta de cheiro. Ela lembra muito Murupi, mas a Murupi te m a ponta afilada enquanto essa é arredondada. Como faço para enviar foto ? Obrigado, Miguel.

  33. Excelente artigo. Adoro pimenta (para comer e plantar).
    Hoje finalmente a muda que eu mais esperei germinou. Foram 45 dias e já estava desistindo, mas nasceram 4 Habanero Chocolate. Minha coleção agora ficou:
    Jalapeno
    Cayenne
    Habanero Red
    Habanero Chocolate
    Bhut Jolokia
    Biquinho Vermelha
    Cumari do Pará
    Bode Vermelha
    Malagueta
    Jamaican Red
    Jamaican Yellow
    Tabasco
    Dedo de moça

    Tem duas que preciso ainda achar sementes confiáveis, mas quero muito plantar: ROCOTO e Aji Amarillo. Se alguém souber onde consigo, agradeço!

    1. Fernando tirando a biquinho só pimentas muito ardidas e várias nucleares. Excelente coleção! Eu recomendo que você veja a loja Tabutins, compro pimentas lá com certa frequência, rs. Na loja Semente Rara vi sementes de rocotó recentemente quando comprei mais 3 variedades novas pra mim. Pimenta é um vício, rs.
      Abraços Floridos

  34. Bruna Boa tarde.

    Tenho dois pés de pimenta butch joolokia, ja deram duas cargas de pimenta muito bonita, deram bastante frutos, mas agora nos dois pés aconteceu a mesma coisa, as folhas engruvinharam e os frutos sai=em muito pequenininhos, menores que pitanga, o que pode ser?

    1. Vander certamente são pragas ou falta de nutrientes ou ambos, rs. Veja o post Ácaros e tente identificar se pode ser que elas estejam sendo atacadas por essa praga. Você aduba regularmente? Adubo é muito importante para pimenteiras em vasos. Eu sugiro esperar a lua certa e fazer uma poda de revitalização, veja o post Revitalização de Pimenteiras. Mas mesmo podando é necessário adubar, de preferência antes da poda, e manter depois uma boa rotina de adubos para ela.
      Abraços Floridos

  35. Olá
    Parabens pelo seu artigo!
    Vc colocou falando sobre a pimenta Jamaica yellow eu cultivo a Jamaica Red porém não encontro muitos artigos sobre ela, se vc tiver alguma informação para me passar ficaria muito grata!
    Obrigado desde de já.

    1. Camila nunca cultivei a jamaican red, ela é mais rara do que a yellow, nunca vi sementes dela para vender nem sequer nenhum cultivador que tivesse. Quanto às necessidades da planta você pode ter a yellow como parâmetro, mas o sabor com certeza muda de uma para outra, se a ardência permitir sentir, rs. De qualquer forma se tiver qualquer dúvida estarei à disposição.
      Abraços Floridos

    1. Vanusa eu não comercializo nenhum tipo de produto, mas você pode publicar o que procura e o que tem para oferecer no mural de trocas do blog.
      Abraços Floridos

  36. Ola
    Comecei este ano uma sementeira de pimentas.
    Por falta de experiência e alguns conhecimentos basicos não correu bem
    Poderei enviar algumas fotos para me ajudar na identicaçao de algumas?
    Sabe qual a ardencia da pimenta Ouro?
    Obrigado

    1. Jorge a pimenta ouro eu nunca provei, mas sei que alguns chamam a pimenta cumari do pará, que é bem amarelinha, de pimenta ouro. Se for o caso da sua arde muito. Claro, pode enviar as fotos sim.
      Abraços Floridos

      1. Aqui no sul da Bahia esta pimenta também é conhecida como pimenta de passarinho, mas não é ardilosa, talvez seja outra ou outra variedade, ela é bem pequena e redondinha

  37. Oi Bruna!

    Ameiiiiiii tudo aqui!
    Sobre a parte de pimentas achei um máximo!
    Tenho uma pimenta aqui em casa que não faço idéia de que seja… Olhei seu catálogo e não achei nenhuma similar a minha… Ela não dá flor antes do brotar… Na verdade, ela já veio para mim com os brotinhos, então não sei se dá flor antes…
    Posso te mandar fotos dela pra você me ajudar a descobrir qual ela é?

    Obrigada

  38. Olá Bruna,
    Gostei muito do seu site, e queria te fazer uma pergunta.
    Fui a Espanha recentemente e experimentei um prato chamado Pimentos Padron, e gostaria de saber a pimenta utilizada na receita (chamada no país de pimiento de padrón), pois não encontre de forma alguma em São Paulo (as pimentas, não as sementes).
    Grata!

    1. Suellen as sementes da pimenta padron não são tão difíceis de serem encontradas, veja na loja Tabutins. Quanto às pimentas será mais difícil achar e não sei indicar onde você poderia procurar, porque acredito que mesmo no mercado municipal seja difícil encontrar uma variedade tão específica.
      Abraços Floridos

  39. Olá, Bruna, boa noite!
    Estou cultivando uma pimenta que algumas pessoas chamam de murici, mas olhei as suas e elas não se parecem nem um pouco! Posso mandar fotos para o seu email para você me falar o nome dela?
    Obrigada!

    1. Mariléia algumas você
      Encontra em saquinhos da Isla, Topseed e feltrin. Outras só em lojas on-line.
      Abraços Floridos

  40. Boa noite , tenho uma dúvida , temos um pé de pimenta bode, primeiro ela fica meio rocha depois madura e fica amarela, mais ela dá bastante pimenta e depois para as folhas fica feia, sorte a nossa que fazemos muita mudas é assim vai , porém queria uma ajuda do que pode tá acontecendo que ela para de produzir pimentas .

  41. Boa tarde… Estou querendo cultivar pimenta, mais não tenho muito espaço, preciso de um tipo que não cresca muito. Pode me informar qual seria?

  42. oi amiga !!! parabens pelo seu blog !!!!
    eu comprei sementes de pimenta carolina reaper no mercado livre, plantei com muito carinho, mas agora que começou a nascer as pimentas elas não parecem nada com a carolina reaper, mas enfim os pés estão lindos, florindos e ate com pimentas , e gostaria de saber que pimenta que é? pois não consigo contato com o vendedor e tambem não vou desfazer do pé. você poderia me ajudar a identifica-lo? te mando fotos… por zap ou email….

  43. Eu cultivo uma pimenta malagueta há um ano e meio, fiz a mudança de vaso para um maior há uns 45 dias, mas percebi que o vaso nao seria largo o suficiente. Com o passar do tempo, após ser regado, algumas raízes ficaram a mostra. Adubei com npk e fiz uma poda, devido ele ter parado de produzir. Acontece que ele começou a aparecer as flores, mas ao invés do fruto nascer, as flores secam e caem. Agora as folhas começaram a ficar amarelas e também estão secando. Será que foi a adubação ou tenho alguma praga?

    1. João pode ser um ou outro ou ambos rs. Me mande fotos da planta e consigo te orientar melhor.
      Abraços Floridos

  44. Olá, estou cultivando algumas pimentas e ganhei três que não sabiam o nome, pela minha pesquisa uma parece stromboli e ooutra amarela muito parecida com a stromboli e uma outra pequena bem fina com um verde muito claro quase como um branco esverdeado, acredito q essa possa ser ornamental mas essa outra não consegui achar nada parecido

    1. Ramos você pode me mandar fotos e tento te ajudar, mas o fórum pimentas.org é um excelente local para tirar dúvidas sobre identificacao de variedades.
      Abraços Floridos

      1. Oi Bruna.
        Em minha casa cultivo alguns tipo de pimenta e tem uma roxa muito cheirosa e gostosa arde bem não queima.
        O formato dela e parecido com a pimenta bode sendo bem maior. Ela e uma planta que tem as folha também roxa.
        Voce conhece?

  45. Gostei do seu site, sou um apreciador de pimentas diferentes (e fortes, nucleares) No momentos tenho apenas 3 tipos, habanero chocolate, jamaicana amarela e vulção italiana (comestível). Mas já tive a trinidad scorpion moruga, bhut jolokia, caiena, não lembro as outras, kkkk. Se alguém quiser trocar sementes é so entrar em contato. Estão produzindo agora, assim que estiverem bem madura já consigo desidratar o fruto para retirada das sementes.

  46. Bom dia,
    ganhei umas pimentas pretas muito parecidas com azeitonas. Quem me deu não sabe o nome, tentei identificar via site mas não consegui. Por acaso tem alguma dica de como pode se chamar esta pimenta?
    Grato!
    Paulo

    1. Paulo me mande fotos da pimenta, mas que me venha agora à mente pode ser bode roxa e pérola negra. O complicado é que sem ver a flor e a planta é quase impossível identificar com certeza.
      Abraços FLoridos

  47. Ola,me chamo Lilian moro em Manaus. Me deram sementes de uma pimenta p plantar. Me disseram ser dedo de moça. Mais q eu saiba a dedo de moça é fina . Essa q brotou aqui meu quintal ela é do tamanho da pimenta dedo d moça só que mais grossa e fina na ponta. Não consego descobrir q tipo de pimenta é. Ela é vermelha.

    1. Lilian você pode mandar uma foto para o meu e-mail, mas não sei se vou conseguir identificar só vendo o fruto. Existem muitos tipos de pimenta e é difícil identificar com certeza, mas podemos tentar ; )
      Abraços Floridos

  48. acredito que a pimenta por nome Variegata, seja a malagueta, como é chamada em minha cidade, ela não possui gosto e arde bastante, possuo muitas sementes delas, iniciei um pequeno cultivo e gostaria de trocar sementes.

    1. Frederico essa é variegara mesmo, existe a malagueta roxa, mas é bem diferente o aspecto da planta e os frutos são mais estreitos e compridos como os da malagueta tradicional. Podemos fazer alguma troca sim, me mande fotos dessa planta que você tem, [email protected]
      Abraços Floridos

    1. Olavo eu não vendo pimentas, mas veja o post Onde Comprar Sementes Raras, lá tem o link de algumas lojas on-line e você procurar essa variedade.
      Abraços Floridos

  49. Ganhei um vaso de pimentas roxa mais não sei qual nome e nem sei como cuidar no vaso ja tem 2 pimentas gostaria muita da ajuda de vocês. Sou apaixonada por todas as pimentas.Desde de já agradeço

    1. Paula tem um post chamado Pimentas no blog que fala tudo que você precisa saber, mas se mesmo depois de ler você tiver dúvidas basta me escrever por aqui ou através do formulário de contato do blog ; )
      Abraços Floridos

  50. Parabéns pelo site, plantei em vaso sementes de bhut jolokia e da Ornamental para vaso, já estão começando a germinar, como posso te mandar uma foto para você dar uma olhada?

  51. Adorei o blog. Bem informativo e rico em detalhes sou produtor e a jamaicana amarela é uma das plantas que cultivo, além da Carolina reaper, Trindad Scorpion, habanero, bhut jolokia. Também sou apaixonado por pimentas.